A grávida côderosa #5 - Semana 17

novembro 04, 2017


Mais uma semana passou, e mais novidades sobre o bébé e a mamã, realmente é impressionante o corpo humano, como funciona e como se adapta a esta dádiva.

Para esta semana que passou (Semana 17) a analogia foi a cebola lol, confesso que não fiquei muito contente com esta despromoção de abacate para cebola :p


Mudanças no bébé:
"O bebé já é tão grande como uma mão aberta! O seu comprimento, desde a cabeça até ao cóccix, é de aproximadamente 12cm, e o seu peso aumentou o dobro nas duas últimas semanas; já tem perto de 100gr.

O feto sabe abrir corretamente a boca e aprendeu a engolir. Periodicamente, engole líquido amniótico, no qual se encontra mergulhado, e elimina-o através do xixi. Para além do lanugo, na 17ª semana, o corpo do bebé começa a cobrir-se de uma substância gordurosa chamada vernix cuja função é a de produzir calor e garantir o desempenho do metabolismo."

Mudanças na mamã:
Esta semana senti um grande BUM no crescimento da barriga, mas continua a ser super tranquila sem qualquer problema.

A única coisa que me queixo e que definitivamente sinto a piorar, não só por ser uma característica da gravidez, uma adaptação do corpo, mas devido ao meu problema de coluna, está cada vez mais dificil com dores.

Apenas tenho de ter paciência, não abusar e utilizar as minhas 50 almofadas 💗.

Em relação à alimentação, não sei se posso considerar desejo mas só me apetece comer esparguete e batatas cozidas lol.

Quando era mais nova, a minha mãe fazia uma comida daquelas que chamamos de "facil à ultima da hora" que era basicamente batatas cozidas com ovos estrelados, tudo misturado.

Não sou fã de ovos mas adorava essa comida. Esta semana, não sei porquê lembrei e apeteceu. Só vos digo, soube-me pela vida fora xD.

Roupa:
Continuo com as minhas roupas normais, obviamente que algumas já coloquei de parte. Fatos de treino e leggings têm sido as eleitas.

Mais uma vez espero que estejam a gostar de acompanhar esta rúbrica, este assunto pessoal, esta parte de mim.

Beijinhos côderosa

You Might Also Like

5 comentários

  1. Estou a adorar acompanhar a tua gravidez e faz-me sentir saudades da minha, é um tempo tão bom que deixa saudades.
    Beijinhos, até ao próximo post da grávida côderosa 💗.

    ResponderEliminar
  2. A minha roupa de eleição eram as leggings e túnicas era uma maravilha. Eu dores de costas felizmente não senti, mas tinha dores musculares fortes, é perfeitamente normal, o nosso corpo fica em mudança constante, mas vale a pena pelo resultado final. Beijokas babe

    ResponderEliminar
  3. Oh minha pérola as dores nas kostas téêm tendencia a agravar...
    Eu komecei a ter dores embaixo bem cedo perto dos 5meses kuando o bébé deu a volta, foi cedo demais e fikou assim ate nascer, tive muitas dores, mas MÃE sofre desde ke o komeca a gerar...
    Ke bom ke andas calminha, só te faz muito bem...
    Gosto de te acompanhar...
    Gostei do post

    ResponderEliminar
  4. Olá :-) tá a ficar crescidinho o/a baby,faz banhos de água morninha de chuveiro para te aliviar as costas, tende a piorar, se frequentares o curso de preparação para o parto tbm te vai ajudar.Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário