A grávida Côderosa #4: Semana 16

outubro 28, 2017



Chegámos hoje à semana 17, pelo que vos venho trazer um resumo da semana anterior :D

Eu adoro as analogias que se fazem quanto ao tamanho comparando com frutas e legumes. Todas as semanas existem coisas novas tanto para o bebé como para a mamã.

Sendo eu mamã de primeira viagem, tudo é novidade para mim e tenho lido imensos blogs e visto vídeos no youtube, não só para compreender algumas alterações, mas também aprender sobre o assunto.

Como devem ter visto no facebook, a analogia desta semana foi o abacate, o que foi motivo para muito bom humor e brincadeiras.



Mudanças no bébé:
"Decorrido o quarto mês de gravidez, o bebé mede cerca de 11cm e o seu peso atinge os 80gr. A partir desta semana o corpo começa a crescer mais que a cabeça. Os braços e as pernas são mais compridos. Já pode fletir as extremidades e, inclusive, separar os dedinhos das mãos.

Uma camada de penugem, o lanugo, que desaparecerá dentro de uns três meses, cobre a sua cabeça, que já se move de forma harmoniosa. O bebé começa a “estudar” o ambiente que o rodeia e a “treinar” os seus músculos, aperfeiçoando o controlo nervoso dos movimentos. Por incrível que pareça, já se apercebe da luz.

Além disso, já faz alguns movimentos torácicos; começa a praticar para aprender a respirar."



Mudanças na mamã:
A barriga e o peito estão em constante crescimento, e acreditem que se nota de semana para semana. Incrível como o corpo se adapta.
A esta altura o útero pesa cerca de 300gr e a velocidade do seu crescimento aumenta a cada semana.

De acordo com várias pesquisas que fiz, é possível que venham a surgir manchas escuras no rosto, esta condição chamada como cloasma gestacional é super normal (consequência das alterações hormonais) e tende a desaparecer após o parto.É apenas recomendado que a exposição ao sol seja moderada e sempre com protetor solar.

Por enquanto e a nível pessoal as únicas alterações que notei a nível de pele, foram borbulhas ao longo da linha do queixo, mas nada de preocupante.



Dormir:
Dormir é sempre importante, ainda para mais em grávidas. Eu tenho dormido super bem e muitas horas, o namorido diz que fui picada pelo mosquito do sono lol.

É recomendado que as grávidas durmam de lado, pois alivia e evita dores na coluna e no abdómen. Eu como já fui operada à coluna já tenho o habito de dormir de lado, pelo que para mim não foi novidade.
No entanto e dado que a minha barriga já tem um tamanho considerável, para dormir tenho de colocar uma almofada para a apoiar a barriga, que neste caso já estou a dar uso à almofada do bébé, que por ser pequenina é simplesmente perfeita!




Roupa:
Confesso que ainda não comprei roupa de grávida, pois ainda não senti necessidade já que maior parte da minha roupa ainda me serve. As calças de ganga como são de cintura descaída, não incomodam muito, apenas uso o botão desapertado utilizando o truque do elástico.
A única coisa que tive de alterar logo desde o inicio foi os soutiens, apertavam e vincavam muito e como o peito doí, não é nada confortável, pelo que optei por tops de desporto sem aros, super super confortáveis da primark.


Rubricas relacionadas:










You Might Also Like

2 comentários

  1. Essa do abacate foi boa, fartei-me de rir com a descrição que deram ao bébé, quanto ás mudanças no nosso corpo é uma sensação única á medida que as vamos sentindo.
    Beijinhos e tudo a correr bem <3

    ResponderEliminar
  2. Já tenho saudades desses tempos :D Se quiseres comprar roupa de gravida aconselho a H&M.
    Muitos parabéns e tudo de bom <3

    Beijinhos,
    Dezassete | MAQUILHEI O MEU NAMORADO

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário