ABC - Base maquilhagem

janeiro 12, 2017

À semelhança do que me aconteceu, aposto que muitas meninas que querem aprender mais sobre maquilhagem, se deparam com termos muitos específicos nos demais tutoriais que se encontram espalhados pela Internet fora, que dificultam o entendimento e aprendizagem.

Ainda me lembro quando à cerca de 2 anos comecei a ver tutoriais no youtube e ouvia termos que ficava do tipo, what?

Assim eu e a Sofia da página Makeup & Secrets decidimos trazer um ABC de maquilhagem e optamos começar pela BASE, pois acho que é o tema onde existem mais dificuldades.

Para bem entender-mos os tipos que vêm a seguir temos primeiro que perceber os Sub-tons frio, neutro ou quente, também conhecidos por amarelo ou rosa.


O que são cores frias, quentes e neutras?
Para entender como funcionam os tons e os sub-tons, primeiro é preciso perceber o que são cores frias, neutras e quentes. Cores frias são tons azulados e rosados. Cores quentes são tons amarelados e alaranjados. E, por fim, cores neutras são as que compõem a gama de tons de preto, cinza e branco. Em alguns casos, tons como bege e castanho são consideradas neutras, porque são cores resultantes da mistura de uma cor quente (o vermelho) com uma com fria (o verde). Mas, dependendo da intensidade do vermelho ou do verde na cor castanha, ele naturalmente irá tender para uma cor quente ou para uma cor fria.

Nesta ordem de ideias fica fácil descobrir através das veias que temos nos pulsos, conforme foto abaixo.

Depois de percebermos os tons e sub-tons, é necessário perceber também que existem vários tipos de base, tendo em conta o tipo de pele.

Base líquida: É mais fácil de aplicar e tem maior cobertura, sendo ideal para peles secas e com rugas, pois não acumula. Pode ser aplicada com pincel de cerdas sintéticas, esponja ou mãos.

Base em mousse: Não tem uma cobertura tão boa quanto a líquida, mas deixa um acabamento natural. Pode ser usada tanto para peles secas quanto para as oleosas, pois a maioria é oil free. Usar o pincel é a melhor maneira de aplicá-la e, de preferência, os que tenham cerdas sintéticas.

Base em pó: Para quem tem pele oleosa, a melhor base é a em pó, já que sua textura ajuda na absorção da oleosidade. Para quem gosta de pele sem brilho, essa também é uma boa opção. Pincéis bem macios de cerdas naturais e esponjinhas ajudam a aplicar a base em pó e deixá-la com um aspecto mais natural.

Base cremosa: sua principal vantagem é que possui uma alta cobertura. Ela não é indicada para quem tem pele oleosa e também se deve evitar usá-la de dia. Pincéis com cerdas sintéticas são boas opções para aplicá-la.

Base em Stick: estas são as bases com mais cobertura, porque são mais espessas, não sendo aconselhadas para peles com muitas rugas pois tende a acentuar (acumular nas linhas).

Posteriormente, para além dos tipos ainda temos os acabamentos! e não são poucos! :o

  • Matte - È uma base opaca sem qualquer brilho, ideal para peles oleosas e mistas.
  • Luminosa - É uma base cheia de brilho, ideal para sair a noite (não existem regras na maquilhagem)
  • Brilhante - È aquela base que mais parece um ilunador liquido, muito utilizada em noivas.
  • Acetinada - Esta tem um semi brilho fica no entremeio das mencionada acima.
Penso ter abordado todos os conceitos e palavras. Se houver mais alguma digam nos comentários :D

Espero que tenham gostado. Vemo-nos no proximo post.
Beijinhos côderosa





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário