Botija de água quente - Sabes Cuidar?

outubro 27, 2016

Com a chegada do frio, todos temos tendência a procurar algo que nos ajude a aquecer, sendo uma das escolhas mais comuns o "saco de água quente".

Estas botijas não só aquecem como também são muito boas para fins terapêuticos, já que o calor relaxa os músculos e acalma as dores, principalmente quando o período ataca! faz milagres.
Uma curiosidade que apenas recentemente descobri, é que existe motivo pelo qual as botijas têm os lados diferentes. O que tem a estrias maiores emana menos calor, sendo que deve ser este o primeiro lado a entrar em contacto com a pele para não haver um choque de temperatura tão grande

À uns 3 ou 4 anos, a minha mãe teve um acidente com uma botija destas, pois rompeu logo após ter sido cheia, ficando com queimaduras de 2º e 3º grau desde a barriga até quase ao joelho de um dos lados. Foi um episódio que não quero recordar, mas que sem duvida nos ensinou que não devemos brincar com estas coisas.

Recentemente este assunto veio-me à ideia de novo e pensei que seria um bom post, partilhar convosco sobre como cuidar do nosso saquinho.

Antes de mais devem avaliar o saco que já têm em casa, sendo que se este apresentar vazamentos, deformações, rachaduras ou se tem as paredes interiores pegajosas (apertam o saco com os dedos).

Sempre que a enchemos, não devemos colocar agua em demasia para não forçar as paredes, e também deve ser retirado todo o ar antes de fechar.

Após fechar, virar sempre ao contrario para certificar que não existe vazamento.

Outro cuidado muito importante é nunca colocar o saco em contacto directo com a pele, hoje em dia estes já são vendidos com capas, mas se não tiver é aconselhável que seja colocada uma toalha.


Após utilização, a bolsa deve ser totalmente despejada, e caso seja necessário limpar apenas deve ser usava agua e sabão azul e branco, para não afectar a borracha,
É também recomendável que a mesma seja guardada sem exposição solar, calor e humidade.

Antigamente também existia um truque que se foi perdendo com o tempo que era guardar a botija com pó de talco por dentro :)

Espero que este artigo vos seja útil, e se souberem de mais truques por favor partilhem nos comentários.

Beijinhos!





Com tecnologia do Blogger.