Dupes? Réplicas? Imitações?

maio 05, 2016




Hoje trago um tema bastante abordado, pois noto que existe muita falta de informação.

O que são Dupes?
Dupe é o termo de comparação que se dá a 2 produtos muito idênticos com embalagem parecida, acabamento ou cor.
Dentro deste termo temos sempre a comparação entre uma marca barata e uma marca cara, sendo ambas fidedignas e legitimas com controlo sanitário. Para melhor perceberem vou dar alguns exemplos (Retirei do google):

As mais famosas de todos os tempos, são da Urban Decay e custam cerca de 50€ cada, e os seus dupes mais aproximados são da marca Makeup Revolution e da W7


Sempre que gostem de um produto mas que não seja de fácil acesso ou de valor elevado, podem sempre atacar o google usando a palavra chave Dupe

Ao fazerem este tipo de pesquisa para qualquer produto de maquilhagem, vão notar um padrão onde se destacam sempre as marcas Makeup Revolution, W7, Mua, wet n' wild etc


*************************


O que são Réplicas?
Réplicas são sem mais nem menos produtos contrafeitos e portanto ilegais.
Mas o que realmente temos de ter medo não é de serem ilegais, mas por serem prejudiciais à saúde, já que não têm qualquer controlo sanitário.

Neste caso temos produtos que são iguais aos originais, uns com embalagem e conteúdo igual, e outros que apenas se assemelham por fora. Ambos sem qualidade nenhuma e são encontrados com muita facilidade no ebay e aliexpress.

Também temos outro tipo de replicas, onde é copiado o nome da marca e o design, mas num modelo diferente. Existem alguns exemplos, como a Naked 4 e 5 que nem sequer existem nem nunca existiram na Urban Decay.




Porque devemos ter medo? as réplicas contêm ingredientes altamente cancerígenos como o berílio, arsénio, petróleo, chumbo etc.  que inclusivamente são usados em países subdesenvolvidos por cartéis de criminosos e droga.

As réplicas mais comuns são as de paletas de sombras, no entanto, este mercado está a expandir-se e já existem réplicas também de cremes, bases, corretores, primers e afins.

Podem pesquisar no google os malefícios do arsénio e berílio, e imaginem, se estes já eram graves em sombras, que é um pó colocado à superfície da pele, imaginem em cremes e substancias liquidas que são absorvidas pela pele?

Muitas lojas de facebook aproveitam-se destes produtos, já que são iguais, vendendo-as como se fossem produtos originais. 

As réplicas são identificadas muito facilmente, pelo acabamento fraco e cheiro esquisito. Se virem paletas da Naked a serem vendidas por menos de 45€ DESCONFIEM.

Claro que à pessoas que por decisão própria optam por utilizar réplicas, estando cientes dos perigos.
Eu pessoalmente não compreendo estas decisões, pois além de serem prejudiciais para a saúde, a qualidade e pigmentação é mesmo muito muito má, o que me leva acreditar que o fazem para mostrar riqueza ou status social por terem um frasquinho da Chanel ou Estee Lauder, ou embalagem da Kat Von D etc etc...

Agora imaginem outro cenário, as crianças. Toda a gente sabe que são super curiosas e nos primeiros anos de vida mexem em tudo com a boca. Muitas vezes vemos vídeos e fotos engraçados de crianças que foram à maquilhagem da mãe e comeram um batom... é super engraçado... e se fossem replicas? será que teria assim tanta graça a criança comer arsénio?

Ainda dentro da categoria Réplicas temos os acessórios de maquilhagem, tais como pincéis, utensílios e esponjas, os quais não existe qualquer informação se serão prejudiciais à saúde. Mas não acredito que sejam, são apenas ilegais.

Também vejo um estigma com tudo o que diz made in china. NÃO É A MESMA COISA, muita atenção, porque o problema não é ser made in china, é ser feito em "laboratórios" sem condições higiénicas e sem qualquer respeito pelas listas e leis existentes, como é o caso da INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) na qual estão todos os químicos, pigmentos, óleos, ceras, sabões, etc. que podem ou não ser utilizados no fabrico de cosméticos.


*************************

 O que são Imitações ou Inspirações?
Nesta categoria temos principalmente pincéis e acessórios, sendo estes iguais aos originais de marcas conhecidas, contudo não têm qualquer marca impressa, como é caso dos pincéis do Ebay e do Aliexpress.

Todos os meus pincéis são do Ebay, e são muito bons. Basta abrirmos o google e pesquisar por reviews dos pincéis do Ebay e dificilmente vamos encontrar uma opinião negativa.

Têm bom acabamento, maior parte deles nem sequer perdem cerdas.

Esta foto é de um dos meus kits, que é uma imitação ou inspiração, sendo muito idênticos aos da Real Techniques, no entanto tem diferenças nos formatos dos pincéis e o cabo é de plástico.







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário