Óleo de ricino

janeiro 19, 2017



Compilei aqui alguns dos usos do Óleo de Ricino

O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum no Brasil. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo, rico em ácido ricinoleico e, ao contrário das mesmas, não é tóxico, já que a ricina não é solúvel em óleo.


  • Ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos cabelos;
  • Crescimento de sobrancelhas e pestanas;
  • Combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar por apresentar propriedades anti bacterianas e anti-fúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico;
  • Proporciona hidratação, deixando os cabelos sedosos e brilhantes, por isso é utilizado muitas vezes para cabelos ressecados e pontas duplas;
  • Ajuda no tratamento de doenças como dermatite seborreica;
  • Hidrata cutículas e fortalece unhas;
  • A pele pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão e também pode tratar com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca, dermatites.




Modo de Uso:
Hidratação para o cabelo e prevenção de queda: 1 pote de iogurte natural + 1 colher (sopa) do óleo de rícino. Aplicar nos cabelos lavados e ainda húmidos e deixar agir por 20 minutos. Enxaguar em seguida.

Pele seca: 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de óleo de coco. Misturar os ingredientes e aplicar nas partes desejadas do corpo. Deixar agir por cerca de 30 minutos e depois enxaguar.

Hidratar cutículas e fortalecer unhas: Passar o óleo de rícino diretamente nas unhas à noite. Lavar na manhã seguinte.

Aumentar a sobrancelha: Basta aplicar o óleo sobre as sobrancelhas e massagear levemente a área, sempre tomando cuidado com os olhos. Depois enxaguar a área. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Prevenir estrias: 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de óleo de sua preferência. Aplicar a mistura na área desejada e massajar cerca de duas vezes ao dia.



Crescer os cabelos: Aplicar o óleo directamente na raiz do cabelo e massajar. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Fortalecer e alongar pestanas: Aplicar o óleo com um pincelzinho de mascara nas pestanas antes de dormir.

Remove calos dos pés: É possível suavizar esta acumulação de pele morta nos pés. Molhe um pouco de óleo de rícino e coloque diretamente sobre a área afetada. Cubra com um curativo e vista uma meia para que não se mova. Durma com o algodão molhado no local toda noite e no dia seguinte e lime um pouco o calo que já estará mais suave.

O meu comprei na farmácia, é igual ao da imagem do topo com 50ml e custou cerca de 1,50€

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, bom dia, já ouvi falar maravilhas do óleo de ricino. Adorava testar nas minhas unhas, estão muito fracas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem.. Tem imensos benefícios!! Tenho já que comprar um!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário