Óleo de ricino

janeiro 19, 2017



Compilei aqui alguns dos usos do Óleo de Ricino

O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum no Brasil. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo, rico em ácido ricinoleico e, ao contrário das mesmas, não é tóxico, já que a ricina não é solúvel em óleo.


  • Ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos cabelos;
  • Crescimento de sobrancelhas e pestanas;
  • Combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar por apresentar propriedades anti bacterianas e anti-fúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico;
  • Proporciona hidratação, deixando os cabelos sedosos e brilhantes, por isso é utilizado muitas vezes para cabelos ressecados e pontas duplas;
  • Ajuda no tratamento de doenças como dermatite seborreica;
  • Hidrata cutículas e fortalece unhas;
  • A pele pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão e também pode tratar com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca, dermatites.




Modo de Uso:
Hidratação para o cabelo e prevenção de queda: 1 pote de iogurte natural + 1 colher (sopa) do óleo de rícino. Aplicar nos cabelos lavados e ainda húmidos e deixar agir por 20 minutos. Enxaguar em seguida.

Pele seca: 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de óleo de coco. Misturar os ingredientes e aplicar nas partes desejadas do corpo. Deixar agir por cerca de 30 minutos e depois enxaguar.

Hidratar cutículas e fortalecer unhas: Passar o óleo de rícino diretamente nas unhas à noite. Lavar na manhã seguinte.

Aumentar a sobrancelha: Basta aplicar o óleo sobre as sobrancelhas e massagear levemente a área, sempre tomando cuidado com os olhos. Depois enxaguar a área. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Prevenir estrias: 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de óleo de sua preferência. Aplicar a mistura na área desejada e massajar cerca de duas vezes ao dia.



Crescer os cabelos: Aplicar o óleo directamente na raiz do cabelo e massajar. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Fortalecer e alongar pestanas: Aplicar o óleo com um pincelzinho de mascara nas pestanas antes de dormir.

Remove calos dos pés: É possível suavizar esta acumulação de pele morta nos pés. Molhe um pouco de óleo de rícino e coloque diretamente sobre a área afetada. Cubra com um curativo e vista uma meia para que não se mova. Durma com o algodão molhado no local toda noite e no dia seguinte e lime um pouco o calo que já estará mais suave.

O meu comprei na farmácia, é igual ao da imagem do topo com 50ml e custou cerca de 1,50€

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário